terça-feira, 31 de julho de 2012

Interdisciplinar 05 - Publicidade

No terceiro semestre do curso "Publicidade e Propaganda" da faculdade Estácio de Sá, de SC, o cliente que recebemos foi o Red Bull. Impossível não mergulharmos de cabeça no trabalho e ir cada vez mais além.

Trabalhamos em cima do conceito criativo "Pecados" - que está no nosso dia-a-dia involuntariamente -, e usamos como base os primeiros pecados da história: Adão e Eva. Queríamos mostrar através da campanha, que mesmo se você pecar, a bebida energética é o passe livre para o céu.

Ela seria realizada em duas fases, a primeira com teaser e a segunda com seu esclarecimento. Para o teaser, foram criados: outdoor, hotsite (que  seria trabalhado junto ao twitter) e ações:


Trabalhamos com a chamada para o teaser "Neste verão você vai ter sede", pois nossa campanha iria ser realizada no verão, de Janeiro à Março. Falamos em sede, pois como o objetivo da campanha seria aumentar as vendas do produto em Santa Catarina, olhamos para o Estado como palco turístico, e como estávamos abordando pecados, nada mais adequado do que ligar o pecado à sede do calor, de experimentar coisas novas e de diversão.

O outdoor chama o público para acessar o hotsite, que na primeira fase da campanha, possuí apenas uma carta dos personagens centrais da campanha: Adão e Eva. Os primeiros pecadores da história que cansaram da mesmice e agora procuram em meio ao caos do mundo real, um novo (mesmo que pequeno) paraíso, e pede a ajuda dos internautas.

Ainda durante a primeira fase da campanha seria veiculado dois comerciais para TV, no final deles chamando o telespectador para acessar o hotsite e lá ver outros episódios dos comerciais, além de sugerir novas histórias que os personagens possam viver.

Nas mídias sociais, existiria uma atenção especial com os internautas, pedindo sugestões de onde os personagens poderiam encontrar o paraíso deles.

E ainda na primeira fase da campanha, um casal de atores vestidos como os personagens bíblicos andaram pelas cidades de Santa Catarina distribuindo maças e perguntando aonde podem encontrar um paraíso, onde é o paraíso da pessoa. A ação seria filmada por um promoter e colocada no youtube e hotsite.


Em seguida entra a segunda fase da campanha. Começando pelo outdoor, que já possuiria a imagem do produto com a chamada "Todos merecem o céu" e a imagem dos personagens. Diferente das ilustrações, Eva segura uma maça já mordida, dando a entender que o pecado já foi cometido, só restava agora,  beber um Red Bull, revitalizar o corpo, a mente e finalmente com asas encontrar seu paraíso.

O Hotsite passa por uma mudança. Ao entrar, o internauta se depararia com uma carta nova de Adão e Eva, dessa vez, agradecendo pela ajuda e dizendo que encontraram seu verdadeiro jardim do Éden.

Ao fechar a carta deixada pelos personagens, o internauta entraria em contato com um novo layout cheio de novidades. Nas redes sociais como Twitter, comentários sobre os paraísos que os personagens estão conhecendo, o melhor de cada região e para agüentar tanta diversão, nada melhor que a presença do Red Bull; no facebook seria parecido, a diferença é que no álbum teriam fotos dos eventos que estariam sendo realizados, dos locais visitados e todos com a presença do energético TOP OF MIND

Também teria um espaço no site unido com o youtube, onde poderiam se ver todos os episódios dos comerciais, os eventos e as ações que foram e estiverem sendo feitas. Haveria também uma agenda dos eventos que seriam realizados pela Red Bull durante a campanha, com manual de inscrições para participar dos eventos, sobre as premiações, regras e etc. E também teria um link para que se pudesse ler a revista Red Bull online, pois a peça física será entregue nos eventos e em outros locais.

O hotsite nessa segunda fase conta com um diferencial: o "confessionário". O espaço onde o público poderia se sentir à vontade para confessars seus pecados. Seja escrevendo um comentário, colocando uma foto ou até mesmo um video (todo conteúdo recebido seria filtrado).

Algumas peças:


Foram criados oito tipos de atividades diferentes, com a presença da bebida energética: Mini-ramp contest, Espaço Red Bull, Expression Session, Triatlouco, Dunas to Heaven, CarnaHELL, Kite Surf for Angels e Welcome to Paradise.

A Revista criada para circular durante a segunda fase da campanha seria totalmente interativa com o leitor, cada matéria diz de maneira criativa pecados que cometemos diariamente:


Na página com a imagem do pecado da luxúria, haveria uma tira com aplicação de verniz texturizado lixa, e um fósforo real.


No meio da Revista o calendário dos eventos, chamando o leitor para o hotsite se inteirar das regras para participar e os prêmios.

Na matéria que aborda a gula, as páginas iriam possuir cheiro.

E a última peça, o broadside:



Ufa, finalmente terminou!

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